sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EDUCADORES E EDUCADORAS DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA DA AMAZÔNIA PARAENSE REALIZAM DEFESA PÚBLICA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS DE CONCLUSÃO DE CURSO.

Por Marcos Santos*

Durante os meses de janeiro a março de 2011, os Educadores [as] do curso de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão Universitária em “Educação do Campo, Agricultura Familiar e Sustentabilidade na Amazônia” do Projovem Campo Saberes da Terra, realizam as defesas públicas dos Trabalhos Acadêmicos de Conclusão de Curso - TACC como requisito de certificação.
Cerca de 321 Educadores[as] oriundos de 36 municípios que compõem os pólos de integração: Abaetetuba (06 municípios), Altamira (05 município), Belém-Marajó (05 município), Castanhal (16 municípios) e Marabá (04 município), cursaram durante dois anos em regime de Alternância Pedagógica os seguintes eixos temáticos de conhecimento: Educação do Campo e Agricultura familiar: Identidade, Cultura, Gênero e Etnia; Trabalho e Sistema de Produção no Campo; Cidadania, Organização Social e Políticas Públicas; Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária, totalizando uma carga horária de 360 horas.
O curso teve como concepção educacional a perspectiva da auto-formação e produção do conhecimento pautado na pesquisa como princípio educativo, que por sua vez é elemento fundamental de uma práxis pedagógica.
A defesa dos trabalhos Acadêmicos é parte do percurso formativo do curso e tem se realizado por linhas de pesquisa definida nos eixos temáticos de formação. O pólo Castanhal, foi responsável pela formação de 133 Educadores de 16 municípios do Nordeste Paraense, que resultou em uma produção de 51 trabalhos de conclusão de curso no formato de Artigo Científico e Relatos de Experiências.
Para o Profº Fernando Favacho, Coordenador Estadual do Programa, “Esse tem sido um processo pedagógico desafiador de formação continuada de professores que “rema contra a corrente das marés”, como explica: esta metodologia educacional é regida por uma concepção dialética de educação, no que se refere à lógica camponesa de reprodução social e o status quo agropecuário hegemônico. Valoriza os saberes e as vivências dos sujeitos do campo nos procedimentos pedagógicos, [...] respeitando sua diversidade de manifestações políticas, econômicas, culturais e socioambientais; considerando sua luta resistente pela manutenção dos seus territórios e de suas identidades. Além disso, aprecia o sistema de produção familiar e o trabalho camponês, também como um princípio educativo do Programa.
As defesas acontecem mediante a composição de bancas pré-definidas pelas coordenações dos pólos e orientadores. Dessa forma, estão sendo convidados Mestres e Doutores por linha de pesquisa do programa, que por sua vez fazem suas considerações e sugestões para os trabalhos escritos, com isso possibilitam aos Educadores[as] enriquecerem ainda mais suas produções acadêmicas.
O pólo Castanhal foi o primeiro pólo do programa a iniciar as defesas dos TACC, os pólos Belém, Altamira, Marabá e Abaetetuba darão início as suas defesas já no inicio de fevereiro.
*Secretário do Programa Saberes da Terra da Amazônia Paraense

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