Saberes da Terra

      O Programa ProJovem Campo – Saberes da Terra da Amazônia Paraense é a expressão de uma caminhada tecida coletivamente entre o Fórum Paraense de Educação do Campo e o poder público no Estado e municípios paraenses, oferecendo qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental.
      O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo. 
     O Pará participou da experiência do Programa Piloto implementado pelo MEC em  doze Estados brasileiros, desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008.   Na ocasião a Proponente e responsável financeiro foi a UNDIME, que articulada pelo e com o Fórum Paraense de Educação do Campo e demais parceiros, entre os quais as IES Públicas (UFPA, UEPA e UFRA) e a Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, aliada ainda a entidades e movimentos sociais a exemplo da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAGRI), Associação das Casas Familiares Rurais (ARCAFAR/Norte) e Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP), cuja experiência no Estado abrangeu 15 (quinze) municípios e a oferta de 760 vagas.
     O Edital 2008, que resulta das discussões em 2007 entre a SECAD e as Secretarias Estaduais de Educação, ampliou a abrangência do número de Estados atendidos, passando para 21 no momento presente, e a oferta de vagas que de 5.000 ofertadas inicialmente para 35.000 nesse ano.
    Neste contexto a SEDUC-PA assinou ainda em 2007 o Termo de Interesse para a participação no Programa e nesse momento se apresenta como Proponente do atual Projeto, cuja oferta é de 1.750 vagas.
    Para o desenvolvimento do atual Projeto, a SEDUC buscou parceria com Instituições e Entidades diretamente envolvidas na execução do Projeto Piloto (2005-2008), que fundamentalmente são membros do Fórum Paraense de Educação do Campo.
       A assunção do Programa pelo Estado representa o compromisso do Governo na ampliação da oferta, qualidade do ensino e formação dos docentes que atuam nas escolas do campo paraense. Nesta tentativa, a Secretaria priorizou o atendimento da demanda dentre os municípios: 1. partícipes do Projeto anterior, na perspectiva de fortalecimento da continuidade e experiência, 2. que fazem parte dos Territórios da Cidadania do Governo Federal, 3. os que se encontram no plano das ações prioritárias do Governo do Estado.