segunda-feira, 16 de abril de 2012

PLENÁRIA INSTITUI O FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO GUAMÁ


No último dia 12 de abril, foi realizado no IFPA – Campus Castanhal a 1º Plenária Geral do Fórum Regional de Educação do Campo do Guamá, contando com a presença de Educadores e Educandos, tanto do IFPA como da UFPA-Campus de Castanhal, além de representantes dos movimentos sociais da região, Sindicalistas, Ambientalistas e do Fórum Paraense de Educação – FPEC, que durante todo o dia discutiram as ações de organização e fortalecimento da Educação do Campo na região.
Durante a plenária, também foi debatido os cursos de educação do Campo realizados pelo IFPA, destacando a continuidade do curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Educação do Campo, através do Projovem Campo - Saberes da Terra, que se encontra em sua terceira edição no Estado, mais que até o momento ainda aguarda a liberação do recurso do projeto pelo MEC. Diante desta situação foi definida pela plenária a construção de uma carta coletiva expondo a situação e pedindo mais agilidade na liberação do recurso do programa que permitirá execução do programa no Estado, carta esta que deve ser entregue aos representantes da SECADI/MEC(Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), na ocasião de sua visita ao Estado no próximo dia 26/04.
Outro ponto também debatido foi como potencializar os cursos do PRONERA, PROEJA E PARFOR, no sentido de aproximar as formações aos sujeitos do campo, ainda que o programa na sua base não tenha trabalhado muito essa realidade, para tanto foi proposto uma plenária específica para tratar deste tema.
O momento mais marcante da plenária foi à constituição da coordenação executiva que instituiu oficialmente o Fórum Regional de Educação do Campo do Guamá como mais um espaço democrático de debate, construção e fortalecimento da educação do campo na região. A coordenação executiva do fórum ficou composta por cinco (5) membros, cada um representando uma das entidades presentes na plenária, sendo: Fernando Sarmento Favacho – IFPA Campus Castanhal, Emanuelle Araújo – Educanda do curso licenciatura em Educação do campo, Marcelo Russo – UFPA – Campus Castanhal, Dunga - representante do STR e do Movimento Quilombolas Castanhal e um representante da SEMEC do Município).
Segundo o Prof. Fernando Favacho, Diretor de Ensino do IFPA-Campus Castanhal e agora integrante da Coordenação executiva do Fórum, “o nosso maior compromisso é com a continuidade e fortalecimento das ações da educação do campo em nossa região, este é um espaço recém-criado, mais carrega consigo com um vasto trabalho acumulado de anos e anos de experiência, fruto das ações e demandas da educação do campo já desenvolvidas, desde antiga Escola Agrotécnica Federal de Castanhal, hoje IFPA-Campus Castanhal”.
Pela parte da tarde houve o lançamento de dois livros da editora Expressão Popular, “Agroecologia: Bases Científicas da agricultura sustentável" do autor: Miguel Altieri e “Dicionário da Educação do Campo” da autora: Roseli Salete Caldart, por ocasião da plenária a editora expôs em um estande seus mais variados livros.

Por Marcos Santosz
Prof. Salomão Hage-UFPA e Prof. Carlos Renilton-UFPA Castanhal 
passando os informes do FPEC e FONEC
 Plenária do Fórum Regional do Guamá

 Coordenação Executiva do Fórum
Participação de Ulisses Manaças do MST e 
Prof. Angelo Carvalho do IFPA-Castanhal


Nenhum comentário:

Postar um comentário