quinta-feira, 24 de março de 2011

UFPA - Inscrições para Educação a Distância e Educação do Campo continuam abertas

Prosseguem abertas até o dia 24 de março as inscrições para os dois primeiros Processos Seletivos Especiais de 2011 (PSE 2011) da Universidade Federal do Pará, os quais ofertam vagas para cursos de Educação a Distância e o curso de Educação do Campo – Marabá. Ao todo, são 599 vagas ofertadas, sendo 559 para a Educação a Distância (PSE 2011-1), distribuídas em 10 municípios, e 40 para a Educação do Campo (PSE 2011-2).
Para concorrer nos Processos, os interessados em cursos na modalidade a distância têm até o dia 25 de março para efetuarem o pagamento das taxas de participação. Já para a Educação do Campo, a inscrição é gratuita.

Atenção - De acordo com balanço fornecido pelo Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS), até o momento, um total de 3.662 pessoas acessou a página de inscrições do PSE 2011-1. No entanto, desses, somente 277 candidatos efetuaram o pagamento das taxas. Por isso é necessário atenção, pois a inscrição só será efetivada mediante o pagamento da taxa. A inscrição é on line, feita por meio do site do CEPS, e a taxa é de R$ 50, que pode ser paga em qualquer agência bancária, mediante boleto bancário emitido, eletronicamente, no ato da inscrição.

Candidatos que participam de programas sociais do governo puderam solicitar a isenção desse pagamento. Ao todo, 100 pessoas requisitaram o benefício, mas ainda aguardam deferimento do pedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O resultado será divulgado a partir do dia 21 de março. Quem não tiver a isenção deferida também terá o prazo de até 25 deste mês para efetuar o pagamento, ou então não poderá participar da disputa pelas vagas.

Locais de prova - Na modalidade a distância, os cursos ofertados são Bacharelado em Administração e as Licenciaturas em Língua Portuguesa e em Matemática. As provas ocorrem no dia 3 de abril em cada um dos polos em que haverá oferta para Educação a Distância (Barcarena, Breves, Cametá, Capanema, Dom Elizeu, Juruti, Marabá, Parauapebas, Tailândia e Tucumã). Os candidatos à Educação a Distância poderão escolher o local de prova sem que este tenha que, necessariamente, coincidir com o município de oferta do curso pretendido.

Educação do Campo - Já para o PSE 2011-2, até o momento, são 289 inscritos. Para concorrer ao curso de Educação do Campo, não é necessário pagar taxa de inscrição, uma vez que o objetivo é estimular a atuação de educadores em uma área tão carente de profissionais.

O curso foi criado em 2010, ano em que ofertou 40 vagas em processo seletivo especial, e tem como objetivo formar profissionais que possam implementar um processo educacional diferenciado para a zona rural. Em vista disso, diferentemente do PSE 2011-1, o PSE 2011-2 tem como uma das etapas de seleção um período de entrevistas, por meio das quais o candidato será avaliado com relação a suas intenções em, de fato, colaborar para a Educação do Campo. As provas para este processo serão aplicadas somente no município de Marabá.

Prova objetiva - O ponto comum de ambos os processos de seleção, além das datas, é a aplicação de uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, referentes a 8 disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura), mais uma prova de Redação. A exigência é que os candidatos tenham 25% de acertos na prova objetiva para terem as suas redações corrigidas. Já para a Redação, a nota mínima para a classificação é 4, em ambos os Processos. A demanda de concorrência apenas será disponibilizada após o período de inscrições.

Para mais informações e consulta aos editais do PSE 2011-1, clique aqui; para o PSE 2011-2, clique aqui.

Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário