quarta-feira, 18 de maio de 2011

EDUCANDOS DO PROEJA 2011 SÃO RECEPCIONADOS COM MÍSTICA NO IFPA



“Quantos caminhos o Homem deve andar, para que seja aceito como Homem? Quantos mares uma gaivota irá cruzar, para descansar na areia? Quantas balas dos canhões explodirão, antes de serem proibidos?” foi ao som de Blowin´in the Wind da cantora Diana Pequeno que os educandos filhos e filhas de agricultores, oriundos de municípios do Nordeste Paraense foram recepcionados no auditório Central do IFPA Campus Castanhal na manhã do último dia 16/05 segunda-feira. Eles integram a 2ª turma de Técnico Agropecuária integrado ao ensino médio pelo PROEJA – Programa de Educação de Jovens e Adultos no IFPA Campus Castanhal.
Para o momento de acolhida dos educandos, foi organizada uma “mística” pelos alunos do 3º ano, que também fazem parte do PROEJA, juntamente com o Núcleo de Educação do Campo do IFPA – Campus Castanhal. Com os olhos vendados, um a um foram entrando no auditório, guiado por pelos educandos do 3º ano, que os conduziam até o seu acento. Por alguns segundos, cada educando tiveram seus passos guiados por uma pessoa que eles nem se quer ainda conheciam, apenas ouviam a sua voz, a sua frente só escuridão e uma realidade ainda desconhecida, ao fundo o som de uma bela canção que não parava de tocar. Esse foi o cenário vivido pelos educandos da 2ª turma do PROEJA que aos poucos foram descobrindo o novo espaço que haviam conquistado. O acesso a educação, que historicamente foi negado aos sujeitos do Campo.
O Diretor do Campus o Profº Francisco Edinaldo Feitosa Araújo, esteve presente durante todo esse momento de acolhida e deu as boas vindas aos novos educandos, repassando sua mensagem de compromisso com a Educação do Campo e a valorização desses mesmos sujeitos, dando seu exemplo pessoal de vida dizendo: “Só a educação liberta, tenho isso como exemplo próprio, já são mais de trinta anos de estudo e dedicação, isso não é apenas três dias, é toda uma vida de dedicação e compromisso com os estudos”.
Segunda a Profª Camila Oliveira, Coordenadora do PROEJA no IFPA, o curso terá a duração de três anos em etapas alternadas de 30 a 45 dias distribuído em tempo escola e tempo comunidade, denominado de alternância pedagógica. “O curso terá um eixo articulador que é a definição de uma temática a ser trabalhada de forma interdisciplinar tanto nos tempo escola quanto tempo comunidade”.
Já o Profº Fernando Sarmento Favacho, Diretor de Ensino do Campus, deu as boas vindas aos educandos e reforçou o debate da Educação do Campo e a sua valorização como política pública.
Na manhã da terça-feira(17/05), foi realizada uma caminhada com os jovens agricultores nas unidades pedagógicas de experimentação, sob o acompanhamento do Prof. Fernando Favacho “Ao realizarmos esta caminhada pedagógica é necessário fazermos uma reflexão sobre formação profissional pautada pelo trabalho, agroecossistemas e a pesquisa como princípios educativos” frisou o prof. Fernando Favacho.
Na ocasião os Educandos (as) conheceram as unidades experimentais, começando pelo SAF`S(Sistema Agroflorestal), passando pelo setor de horta e o minhocário e em seguida conheceram o setor da suinocultura, bovinocultura e o projeto de milho “integração lavoura e pecuária”. Para cada uma destas unidades produtivas foram realizadas reflexões sobre o trabalho integrado entre as várias áreas do conhecimento, vendo o trabalho como um princípio educativo a partir da ação e reflexão, objetivando a defesa de um modelo de agricultura agroecológica pautado na sustentabilidade e no bem estar entre homem e natureza.
Com esta atividade os educandos puderam conhecer um pouco mais do Instituto e seus objetivos, bem como se apropriar da idéia central da qual se propõem o curso de agropecuária pelo PROEJA no Instituto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário