quinta-feira, 2 de junho de 2011

I Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade

O Seminário Internacional Campo, Educação e Diversidade é uma iniciativa dos programas de Educação do Campo da UFGD: Licenciatura em Ciências Sociais PRONERA e Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar - PROJOVEM Campo Saberes da Terra. Este evento visa criar condições de interlocução entre autores/pesquisadores, representantes de movimentos sociais, gestores de políticas públicas, pesquisadores, professores da rede pública, agricultores familiares, camponeses, quilombolas, indígenas e tantos outros agentes, de modo a facilitar reflexões acerca do “campo”. Não mais lugar de um desenvolvimento setorial subalterno ao meio urbano, o campo se ressignifica constantemente, constitui e transforma agentes, redefine políticas públicas.

Para caracterizar essa dinâmica, o seminário quer vincular o conceito de campo, num trinômio, à Educação e à Diversidade. Educação, para além dos muros da escola, revela-se como “leitura de mundo” (Freire) e como produção de um “conhecimento reconhecimento” (Boaventura dos Santos). Quanto à diversidade, a exemplo do sistema complexo de conexões, consorciamentos e interdependências entre seres vivos que só no seu todo interligado pode ser entendido como riqueza, as diferentes etnias podem também somar-se num todo histórico integrado que podem conferir a sociedade coesão e possibilidade de futuro. Dessa compreensão se nutre o evento.

O Seminário insere-se numa “região cultural” privilegiada, representada pela situação dinâmica de fronteira com o Paraguai e o entorno do Pantanal Sul-mato-grossense - lugares de regionalismos, discursos que atravessam fronteiras e que reconfiguram distinções étnicas, de gêneros e outras formas de pertencimento. O caráter internacional deve-se ao diálogo que se pretende manter com as contribuições de parceiros da America Latina.

Objetivos:

· Promover o debate sobre os paradigmas da Educação do Campo no âmbito da pesquisa;
· Trocar experiências entre os pesquisadores da Educação do Campo e possibilitar a criação de novos grupos de estudos e linhas de pesquisa;
· Gerar subsídios para a elaboração de políticas públicas em Educação do Campo e Educação escolar indígena;
· Promover a articulação internacional de pesquisadores em Educação do Campo.


Metodologia – Eixos Temáticos
O Seminário Internacional Campo Educação e Diversidade adota como estratégia metodológica a reflexão coletiva sobre as questões teóricas e práticas, a partir dos eixos temáticos. Constituídos por Simpósios, os eixos são espaços de socialização das questões levantadas a partir dos artigos individuais e/ou coletivos apresentados pelos pesquisadores bem como lugar de apresentação das produções dos educadores do Projovem e Pronera. O Comitê Científico selecionará os textos indicados, publicando-os previamente na página do Seminário, visando subsidiar a reflexão nos debates que acontecerão durante o evento. As questões apontadas nos textos de sistematização são também aprofundadas pelas Mesas Redondas e minicursos com o objetivo de contribuir para os debates que ocorrerão em cada um dos cinco eixos.
EIXO 1 – Educação do/no campo
EIXO 2 – Relações de Gênero e educação
EIXO 3 – Agricultura familiar, multifuncionalidade e agroecologia
EIXO 4 – Linguagens e Interculturalidade
EIXO 5 - Educação escolar Indígena.

Fonte e mais informações acesse:
http://www.ufgd.edu.br/eventos/seminariocampediv/evento.php

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