quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pro-Jovem Campo Saberes da Terra se prepara para 3ª edição no Pará



A 3ª versão do Programa Pro-Jovem Campo – Saberes da Terra esteve presente na pauta de discussão da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) em encontro que terminou nesta terça-feira (31), no auditório da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).



O encontro foi destinado a fortalecer as diretrizes correspondentes à 3ª versão do Programa no Estado do Pará, tendo a Universidade Federal como uma das instituições formadoras dos educadores que levam conhecimento aos jovens de 18 a 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental.



O Programa Saberes da Terra é vinculado, na UFPA, ao Instituto de Ciências da Educação (ICED) e ao Projeto de pesquisa Ecoamazônia, existente na Universidade há dois anos e, atualmente, coordenado pela professora Selma Pena.



De acordo com Selma, "o Seminário teve como objetivo solidificar a construção coletiva do Programa, dialogando sobre questões de cunho técnico, político, formativo e de gestão administrativa, na tentativa de equacionar problemas de implantação do Programa no Estado do Pará, e conseguiu."



Durante a mesa de abertura do Seminário de Gestão Integrada, a diretora do ICED, Ana Tancredi, agradeceu a presença dos gestores responsáveis pela garantia da educação no campo e, com emoção, lembrou-se do casal de camponeses Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, assassinados brutalmente no município de Ipixuna do Pará.
“A gente paga com o sangue, com a vida. Ficamos com uma ferida aberta no coração quando ações como essas acontecem”, lamentou Tancredi reafirmando as dificuldades enfrentadas pelos moradores campesinos.



Descaso – Representando o Fórum Paraense de Educação do Campo, Salomão Hage denunciou as péssimas condições vividas por jovens e adultos no interior do Estado.
De acordo com ele, “as pessoas acabam pagando com a vida e a escola concorre com a sobrevivência”. O que se torna ainda pior quando 40% da população brasileira não possui ensino fundamental e a maior parte dela se encontra no campo. “De cada dois estudantes das classes multisseriadas, somente um prossegue seus estudos e, em cada seis estudantes, apenas um prossegue no ensino fundamental”, explica Salomão.



O Programa – Este Programa faz parte de ações executadas pelo governo federal, pelo Ministério da Educação, pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). No Pará, é gerenciado pela SEDUC e tem como instituições formadoras a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA), além da parceria com o Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME).



Serviço – O Pro-Jovem Campo Saberes da Terra é vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (ICED), localizado na Universidade Federal do Pará (UFPA). Portão 3, 2º andar.



Texto: Cora Coralina (Assessoria de Imprensa do Programa na UFPA)

Foto: Fábio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário